8ª edição da MostrArte de Piraju, sucesso de público e organização

De 06 a 11/12, eventos certificaram mais de 260 artistas ou participantes de cursos, workshops e apresentações




O Departamento de Cultura da Prefeitura de Piraju encerrou o 8º MostrArte colhendo sucesso de público, qualidade nos conteúdos apresentados em cursos e worshops, além de demonstrar uma organização que envolveu poucos funcionários e voluntários, mas desenvolveu todas as etapas e ações previstas.

A edição de verão de 2021 foi apoiada pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o que aumentou a responsabilidade da Prefeitura e todos os envolvidos.

O prefeito José Maria Costa comentou que a Cultura “fez milagre com o pouco de recursos e de funcionários que estão no setor”. O prefeito ainda destacou que o esforço do Departamento para execução do programa da Lei Aldir Blanc já deixou programado 6 grandes eventos culturais para 2022, já com os recursos garantidos.

O diretor da área, Gervásio Pozza, lembrou que, além da qualidade e organização, mesmo com uma equipe muito reduzida, a própria cidade e comércio foram um dos setores beneficiados “Os restaurantes, bares e pizzarias estiveram lotados durante a semana, parte dessa concentração certamente devido aos eventos culturais”.

O assessor Leandro destacou o incentivo do evento às artes e aos artistas locais e regionais, “especialmente à dança que foi destaque este ano com uma série de Workshops com especialistas, além de estar presente em grande parte das apresentações na Noite dos Talentos”. Leandro, quando a diretora de Cultura era a professora Sirlene Garrote, foi o criador do MostrArte, sendo um dos principais objetivos a promoção, difusão e fomento das linguagens artísticas, mas que se revelou uma ação que impulsiona a economia do setor cultural, turístico e comercial da cidade.


NOITE DAS ESTRELAS — No dia 11/12, o MostrArte encerrou sua edição com mais de 300 pessoas no Centro de Convenções.

Na Noite dos Talentos, apresentada por Leandro Gomes Fonseca e Patrícia Vieira de Lima, 32 apresentações de música e dança nos mais diversos estilos, de ballet a K-pop, além de zumba, contemporâneo, dance, neo clássico, street dance mostraram o talento de inciantes e artistas regionais.


CURSO DE ARTESANATO — No Centrinho Cultural, na Praça Arruda, o oficineiro Lincoln Lattari desenvolveu um Curso de Decoração de Natal aos participantes inscritos. Belas peças — lanternas e guirlandas — foram criadas durante o curso.


WORKSHOPS DE DANÇA — Os especialistas João Pirahy, Alê Almeida, Douglas Rebelo e Lincoln Lattari mostraram seus talentos e visão de produtores de eventos de dança para mais de 120 inscritos em 4 worshops no Centro de Lazer do Trabalhador, nos estilos de ballet clássico, danças urbanas e dança contemporânea.