O Pix mudou. Entenda

Atualizado: 21 de nov. de 2021

ARTIGO - LUIZ FERNANDO TAVARES

Desde 29 de outubro, última sexta-feira, o sistema de pagamentos instantâneo (PIX) sofreu alterações e por isso é importante nos atentarmos a essas mudanças.

Nesta data, o Banco Central colocou em operação a terceira fase do Open Banking, permitindo que os pagamentos via Pix possam atuar diretamente com os pagamentos instantâneos, através de aplicativos e site de terceiros e, inclusive, por aplicativos de redes sociais, tornando para os usuários mais fácil fazer um Pix.

Antes desta etapa, por exemplo, caso você desejasse pedir uma refeição por um aplicativo próprio para isso, você precisaria depois de fazer o pedido, sair deste aplicativo, acessar sua conta bancária e realizar a transação com os seus dados. Com a entrada da terceira fase do Open Banking, o cliente poderá autorizar a transação no próprio aplicativo do delivery.

Essa nova funcionalidade é válida para aplicativos assim como também site de compras. Porém, quem quiser acessar o ambiente do aplicativo do banco e efetuar o pagamento, assim como antes, poderá continuar a fazer de tal modo.

O Indicador de Transação de Pagamentos (ITP) inicia a transação de pagamento ordenada pelo usuário final sem a utilização de cartão e sem ter que acessar diretamente o ambiente da instituição onde o cliente tem conta. Porém, assim como em todas as outras funções do Open Banking o compartilhamento só acontece com a autorização previa do cliente, informando finalidade e o prazo de uso dos dados. É o que o Banco Central chama de “consentimento”.

Esperamos que essa nova etapa venha para agilizar as transações entre usuários e prestadores de serviço, como refeições delivery, mobilidade urbana, entre tantos outros serviços e produtos adquiridos via internet, aquecendo assim a economia.

Porém, todo cuidado é pouco. Sendo assim, verifique, sempre, se os aplicativos e sites da instituição que você deseja efetuar a compra são realmente destas e não clonados. Não deixe seu celular em qualquer lugar, principalmente se não possui senha para acessá-lo e nunca clique em links de compras enviados por e-mails. Também, quando verificar que determinado produto está muito barato desconfie, pois, muitos espertões buscam obter vantagens quando a maioria das pessoas não estão familiarizada, ainda, com determinado assunto.