Classificação no MIT rende mais de R$ 600 mil em recursos para Timburi

O prefeito de Timburi, Silvio Polo, o vice Anderson Solé e a secretária de Turismo Ana Maria assinaram na última quinta-feira, 16, convênio no valor de R$ 615.108,54, repassado pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, para execução de obras de infraestrutura no segmento turístico.

Secretária Municipal de Turismo, Ana Maria, vice-prefeito Anderson Solé, secretário estadual Vinícius Lummertz e o prefeito Silvinho Polo

Classificado como Município de Interesse Turístico (MIT) neste ano, o Timburi passou a ter direito no recebimento dos recursos. O governador João Doria, o vice Rodrigo Garcia e o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, estiveram presentes na cerimônia que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

“Hoje estamos iniciando esse processo numa retomada muito importante dos valores do turismo, confiantes que gradualmente poderemos retomar as atividades econômicas de forma segura, respeitando os protocolos, a vida e a saúde. É fundamental termos sempre o sentimento de que sem pessoas não há economia e o turismo no estado de São Paulo é responsável pela cadeia de emprego e renda”, afirmou o governador Doria.

A criação dos MITs tem como objetivo qualificar e fomentar o turismo no Estado. Com exceção das 70 estâncias, que têm regime próprio e consolidado por décadas, os demais municípios paulistas estão aptos a tornarem-se MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas. Para tanto, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos turísticos reconhecidos. Os recursos são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens.

Além de deixar as cidades turísticas mais bem preparadas, as obras ajudam na manutenção de empregos. “Conseguimos a certificação de Município de Interesse Turístico e devido à pandemia algumas verbas do turismo foram contingenciadas, mas agora temos o aceno do nosso governador que os recursos serão encaminhados para os municípios em 2022 e, portanto, já temos projetos para investir nas melhorias e reformulação dos canteiros da Praça São Bento, na iluminação em sua extensão, troca dos bancos e revitalização da fonte. Também iremos aplicar a verbas para revitalização do Camping Redondo, como construção de quiosques, churrasqueiras e reforma e ampliação dos vestiários e sanitários”, disse o prefeito Silvio Polo, que agradeceu o secretário de Turismo Vinicius e o governador João Doria.

Timburi tem feito muito bem a lição de casa no segmento do turismo, sendo elogiado pelos técnicos da Secretaria Estadual de Turismo. No dia 23 de outubro deste ano foi divulgado o novo ranqueamento dos MITs e a cidade de Timburi ficou classificada, ou seja, teve todos os projetos e ações aprovadas pelo estado de São Paulo. Desta forma o município tem o direito de receber investimentos e recursos da secretaria estadual destinado aos MITs. “Nosso município, mais uma vez, conseguiu a aprovação e temos que enaltecer os trabalhos do prefeito Silvinho, que tem dado todo o apoio à Secretaria de Turismo e ao Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)”, comentou o vice-prefeito e presidente do Comtur, Anderson Solé.