Membros do comitê “Piraju contra a Covid-19” reuniram-se na última quinta-feira, 18, no Posto de Saúde Central “Postão” para debater e informar a população sobre algumas medidas que serão tomadas, em função do quadro da pandemia, hoje mais controlada e com baixo número de contágio e de casos considerados graves da doença.
A principal medida é o cancelamento do carnaval de rua de 2022. A proposta foi aceita pelo prefeito José Maria Costa e, após ser divulgada nas redes sociais, teve ótima aceitação por parte da população.

De um modo geral, as pessoas devem estar alertas e conscientes de que a pandemia não acabou. Os cuidados e medidas de prevenção devem ser mantidos, com o mesmo rigor do início da pandemia, para se evitar um novo alastramento do vírus.
A equipe do comitê destaca que o atendimento continua sendo realizado nas unidades ESF com a realização do teste antígeno dentro do prazo estabelecido e a orientação e acompanhamento dos casos considerados "suspeitos" com o isolamento domiciliar.
Também continua sendo adotado o uso de máscara, higienização e, dentro do possível, o distanciamento social, para evitar aglomerações. A campanha “Respeito pela vida" está sendo reforçada para conscientizar a população em geral sobre os cuidados a serem adotados, principalmente com a chegada das festas de final de ano. É um importante instrumento no combate à pandemia no município.
OUTROS EVENTOS — A Prefeitura de Piraju não realizará eventos abertos ao público no Natal e no Reveillon. Porém, os eventos da iniciativa privada, em ambientes fechados, deverão seguir protocolo de prevenção obrigatórios, estabelecidos pelo comitê pirajuense de combate à Covid-19 em decreto que será editado e publicado pelo município até o próximo dia 30/11.
VACINAÇÃO – A vacina continua sendo a melhor arma e cervamente vencerá o vírus. O Departamento de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família (ESF), continuará realizando a vacinação diariamente nas unidades e fará uma busca para identificar e incentivar as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose para completar o seu esquema vacinal. O comitê também decidiu pela criação do selo “Respeito pela vida”, que será fornecido aos estabelecimentos que tiverem com 100% de seus colaboradores com o esquema vacinal completo.
E tem ainda a campanha “Vacina 100%”, que estará com equipes da saúde percorrendo os bairros da cidade para identificar quem ainda não tomou a vacina e incentivar essas pessoas a se imunizarem.
PUBLICIDADE

