Como fazer a inclusão do idoso nas festividades de final de ano?

ARTIGO - DIANA ABEJANEDO SIMÕES A. BELUCI

PSICÓLOGA CRP 06/107615


As festas de fim de ano geralmente despertam muitos sentimentos — de abandono, saudades dos entes queridos já falecidos, muitas lembranças, portanto, realizar a inclusão do idoso nas festividades auxilia neste momento. Para muitos idosos, as comemorações de final de ano não tem a ver com presente, e sim com presença. A interação humana, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora.


Contudo, é preciso ter muita atenção ao fazer a integração do idoso nesses eventos, para que não sejam desencadeados momentos de estresse e mudanças na rotina que podem afetar a sua saúde.

Uma excelente forma de fazer a inclusão é fazer com que seu ente querido se sinta útil. Pedir ajuda com o cardápio ou a decoração faz com que o idoso participe deste momento, mostrando que suas habilidades são essenciais. Independente da contribuição, se sentir útil e importante é um fator primordial na inclusão do idoso.

Aproveite a magia de dezembro para aproveitar a presença e a passar um tempo de qualidade com eles. Porém, é importante que não fujam da rotina do idoso. Algumas regras, como horário das medicações, alimentações e descanso precisam ser mantidas, caso contrário, o que era para ser prazeroso e saudável pode ser cansativo e desgastante.

É necessário estar sempre atento o comportamento do idoso, até porque alguns possuem condições que necessitam mais cuidados e ações rápidas. Algumas circunstancias são agravadas devido à alguns comportamentos na festa, como por exemplo, muita bagunça e barulho pode deixar o idoso confuso e irritado, fazendo com que ele sofra com essa situação.

Fique sempre de olho, e caso sinta que seu ente querido está desconfortável, agitado ou agoniado, permita que ele descanse e o afaste do que está causando este problema. Fazer com que o idoso participe destes momentos e fique próximo da família é importante para o bem estar e melhoria da qualidade de vida.