Enel conclui enchimento do canal da UHE Paranapanema


Obra atinge 80% do cronograma antes do período da Piracema

A Enel Green Power (EGP) concluiu na última quarta-feira, 27, uma importante etapa das obras de ampliação da capacidade de vazão do vertedouro da Usina Hidrelétrica Paranapanema. Dois meses depois de ser esvaziado para a realização do tratamento dos cavaletes que ficam embaixo da ponte Engenheiro Nelson Godoy Pereira, o canal de derivação voltou a ser preenchido em seu nível normal de água. Com o esvaziamento da via, a EGP também realizou a remoção de parte do muro lateral do canal para encher de água a área do recinto do novo vertedouro controlado, que está sendo construído ao lado do canal.

O trabalho de enchimento total do canal de derivação durou aproximadamente cinco horas e resultou também no enchimento do lago do novo vertedouro controlado da usina. Conforme previsto pelo cronograma da obra, a nova etapa foi concluída antes do início da Piracema. Com isso, a intervenção não afetará o processo migratório dos cardumes que se deslocam da parte de baixo do rio até a sua cabeceira para reprodução. Realizado de acordo com as leis ambientais, o enchimento do canal de derivação permite que os peixes que sobem o rio para fazer a desova utilizem a escada instalada na lateral do canal.

As obras na UHE Paranapanema estão na fase final. O cronograma de atividades já ultrapassou 80% e a previsão é de que todas as intervenções estejam concluídas até o primeiro trimestre de 2022. As próximas ações previstas são a instalação das passarelas com maior acessibilidade para pedestres; a instalação das comportas segmento do vertedouro; a construção da ponte de acesso de manutenção sobre o canal de derivação; instalação da ponte rolante; construção do novo mirante; e a recuperação das juntas de dilatação e tratamento do asfalto da ponte Engenheiro Nelson Godoy Pereira, junto com a nova iluminação ao longo da ponte.

A principal ligação entre as duas margens do Rio Paranapanema receberá a instalação de uma passarela para ampliar a acessibilidade de pedestres, além de reforço da iluminação e construção de defensas metálicas em ambos os lados da via, garantindo maior segurança aos transeuntes. Outra novidade para os moradores de Piraju será o novo mirante, que permitirá uma visualização mais aproximada da cascata e contará com mais áreas de transparência e uma passarela de acesso, facilitando a locomoção de cadeirantes.

Ativo da Enel Green Power desde 2016, a UHE Paranapanema está recebendo intervenções que visam ampliar ainda mais a segurança da barragem. Realizada para atender a normas regulatórias, a intervenção não prevê a instalação de novas turbinas para aumento da capacidade de geração de energia elétrica, nem a construção de novas usinas.