ONU

Atualizado: 21 de nov. de 2021

ARTIGO - RUBENS RODRIGUES DA SILVA

Como já disse no artigo anterior, são muitas as datas importantes comemoradas no mês de outubro. Mas como só posso escrever um artigo por semana, escolhi quatro datas que achei mais coerentes com os dias atuais. Então, já escrevi sobre o Dia do Município, Dia do Professor, Dia do Médico e nesta edição sobre o Dia da ONU (Organização das Nações Unidas), comemorado no dia 24.

Após a 2ª Grande Guerra, o mundo compreendeu que havia necessidade de criar um órgão internacional com capacidade para resolver os problemas internacionais, evitando assim a disputa bélica. Desse modo foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas). A atual sede da ONU encontra-se num terreno de cerca de 70.000 m2, localizado ao longo do East River, na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos. Graças a um empréstimo de 65 milhões de dólares, feito pelos Estados Unidos, a construção foi iniciada em 1948. Esse terreno é considerado território internacional.

A Organização das Nações Unidas possui diversos órgãos encarregados de manter o progresso e a ordem no mundo. Suas sedes estão em várias partes do globo, como Londres, Genebra e Viena. Com a criação da ONU, o mundo passou a ter uma entidade para recorrer com o objetivo de solucionar os problemas. Os órgãos principais das Nações Unidas são: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Administração Fiduciária, Tribunal Internacional de Justiça, Secretaria Geral, Agência Internacional da Energia Atômica, Associação Internacional de Desenvolvimento, Organização Mundial da Saúde e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A principal finalidade da ONU é garantir a segurança das nações.

Todos os dias vemos pela TV os relatórios sobre a pandemia da Covid-19 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), um dos órgãos da ONU mais atuantes no momento.