Faça o Natal de um idoso mais especial

ARTIGO DIANA ABEJANEDO SIMÕES A. BELUCI - 23.12.2021


Para tornar a festa de Natal dos idosos ainda mais emocionante e especial, há a oportunidade de investir nas memórias, em contar histórias que todos viveram juntos, sendo uma ótima forma de se lembrar de bons momentos.

Essa prática pode aproximar também novos participantes da família — os mais jovens. E também é muito importante resgatar, ou mesmo criar tradições familiares. Tudo isso traz uma sensação de proximidade para o idoso, combatendo a solidão.

Ainda que a pessoa idosa tenha alguma doença degenerativa que afete a memória, como o Alzheimer, é possível realizar esse tipo de atividade. Você pode usar das coisas que ela se lembra ou reviver situações para que ela possa se sentir integrada à família.

O amor é o melhor remédio contra a solidão e a tristeza, ainda mais nessa época do ano. Então, vale a pena dá-lo de presente, sem moderação.

Não é preciso muito, são gestos tradicionais e que podem expressar diversos sentimentos. O simples fato de sentar para uma conversa, dando máxima atenção ao idoso, já demonstra amor. Ter paciência, compreensão e empatia quanto ao envelhecimento também tem esse efeito.

É claro que falar sobre como a pessoa é especial ou como você gosta de estar por perto não fica de fora. São diversas as alternativas, é só escolher como deseja demonstrar o seu carinho e compartilhar bons momentos com o idoso no Natal pode ser a melhor coisa que você fará para evitar que ele se sinta solitário e abandonado.

Sem ter nenhum custo financeiro, você pode dar o melhor presente na vida de um idoso, que é a sua presença em sua vida, de mostrar o quanto ele é importante para você e o quanto é valioso estar juntos. Pois as melhores coisas da vida são gratuitas. Dê seu carinho e sua atenção de presente neste Natal para seu idoso.