Ilumina Piraju leva a magia do Natal para as ruas da cidade


Projeto da Prefeitura de Piraju conta com o patrocínio da Enel Green Power, empresa que opera a Usina Hidrelétrica Paranapanema desde 2016 no município

A magia do Natal já está presente nas ruas de Piraju. Pelo quinto ano consecutivo, o projeto Ilumina Piraju, realizado pelo Departamento municipal de Turismo, instalou iluminação cenográfica natalina nas principais ruas, praças e avenidas comerciais da cidade. Cerca de 300 enfeites vão decorar a Estância Turística até 1º de janeiro, sempre das 19h às 2h. Este é o terceiro ano que a Enel Green Power patrocina o projeto. Desde 2016, a companhia é responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Paranapanema, situada no coração de Piraju e um dos principais cartões-postais da cidade.

Os enfeites natalinos estão distribuídos em sete pontos de Piraju. A praça central Ataliba Leonel concentra as principais peças de decoração, incluindo o presépio gigante e o espaço Noel, uma atração para moradores e visitantes. Por causa da pandemia de Covid-19, o Ilumina Piraju não contará este ano com eventos e apresentações culturais de grande porte, para evitar aglomerações.


Confeccionados com material reciclado, cerca de 300 enfeites natalinos decoram a Estância Turística de Piraju neste final de ano

Para garantir um Natal iluminado em Piraju, a confecção dos enfeites é iniciada cerca de nove meses antes da instalação da decoração. Em março, a equipe do Ilumina Piraju já começa a projetar as novas peças, que são, em sua maioria, feitas com material reciclável. Pouco a pouco, os cerca de 60 integrantes do projeto vão transformando garrafas pet, ferragens e telas de galinheiro em enfeites natalinos. Além de funcionários da Prefeitura de Piraju, também participam da confecção dos enfeites menores infratores e pessoas encaminhadas pela Justiça para prestar serviços comunitários, como parte de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo.


"Além de trabalhar com projetos de sustentabilidade, inclusão e diversidade, a Enel Green Power busca apoiar projetos que representem a realidade de cada localidade onde a empresa atua. Em breve entregaremos à população as obras de ampliação da capacidade do vertedouro da Usina Hidrelétrica Paranapanema e as melhorias na passarela e na ponte Engenheiro Nelson de Godoy Pereira, além de um novo mirante com vista mais ampla para o rio e a barragem”, afirma Deise Damasceno, Especialista em Sustentabilidade da Enel.


Sobre a Enel Green Power — Dentro do Grupo Enel, a Enel Green Power é dedicada ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A companhia é líder global no setor de energia limpa, com capacidade gerenciada de cerca de 49 GW, distribuídas em um mix de geração que inclui eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, e está à frente na integração de tecnologias inovadoras em usinas renováveis.