IPVA 2022 poderá ser pago em 5x, mas chega com reajuste de 25 a 30%

A ampliação do número de parcelas — de 3 para 5 — para pagamento do IPVA 2022 agrada o contribuinte, porém o que desagrada é que o imposto chega com aumento de 25 a 30%.

O anúncio do parcelamento em cinco vezes foi feito pelo governador João Doria ontem, sábado (11), durante visita ao litoral paulista. O parcelamento poderá ser realizado já a partir do mês de janeiro do próximo ano.


Governador João Doria anunciou parcelamento em até 5x do IPVA 2022 durante coletiva em Santos-SP

“De três vai para cinco vezes, em respeito às pessoas que têm o seu automóvel usado, ou mesmo o novo, para que tenham uma condição melhor de pagamento", afirmou o governador.


IPVA MAIS SALGADO


O IPVA ficará, em média, 25% a 30% mais caro em 2022 em São Paulo. O imposto é baseado no valor do veículo, e tanto os automóveis novos como os usados acumularam expressiva valorização em 2021, conforme o estado.

Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados — calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos veículos 0km. A alíquota de São Paulo é de 4% para carros movidos a gasolina ou flex. (Fontes: g1.globo.com / garagem360.com.br)