
A CPFL Santa Cruz, por meio do programa CPFL nos Hospitais, investiu R$ 148 mil em ações de eficiência energética na Irmandade Santa Casa de Itaí. A instituição recebeu uma usina solar fotovoltaica com capacidade para gerar 47,2 MWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de 20 residências por mês.
Esta geração, que ocorre a partir da luz do sol, irá resultar na economia anual de cerca de R$ 19,8 mil ao hospital. As obras ainda evitarão a emissão de 2,9 toneladas de CO2 na atmosfera – o mesmo que o plantio de 17 novas árvores.
As ações buscam ajudar instituições de saúde públicas e filantrópicas a terem um sistema de energia sustentável e, além disso, reduzirem sua conta de luz. Isso acontece porque a usina fotovoltaica faz com que o hospital precise de menos energia da rede da CPFL.

“O programa tem impactos financeiros imediatos para as instituições contempladas. As contas de energia ficam, em média, de 35% a 40% menores, dependendo das especificidades de cada projeto. O valor economizado pode ser utilizado para outras necessidades dos hospitais”, destaca Felipe Henrique Zaia, (foto) gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
As iniciativas integram o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).