O que a história de Chapeuzinho Vermelho tem a ver com sua vida financeira?

ARTIGO - LUIZ FERNANDO TAVARES


Uma das histórias infantis mais famosas, a Chapeuzinho Vermelho, narrativa que fala sobre uma garotinha que tem um bom coração, mas não cumpre as recomendações da mãe e acaba correndo sérios riscos. Esta história tem uma analogia com a nossa vida financeira.

Chapeuzinho Vermelho estava tão feliz por visitar a sua avó, levando doces e flores, que esqueceu totalmente de seguir os conselhos sábios e fundamentais para a sua segurança. Assim, ela acabou falando com um desconhecido, o Lobo, que lhe ofereceu um caminho, supostamente mais curto, mas que a levou pelo caminho mais longo e perigoso.

Sem reparar na ameaça que o Lobo representava, porque nem sempre percebemos que os outros querem o nosso mal, a menina foi ingênua e não soube se proteger, arriscando também a vida da avó que tanto amava.

Muitas pessoas acabam caindo em golpes não porque são ingênuas, mas porque, em determinado momento, estão distraídas com outras coisas, que nem percebem o perigo por detrás de certas situações.

Lobos ou estelionatários estão todos os dias oferecendo caminhos supostamente mais curtos para alguém enriquecer do dia para a noite. Eles não perdem tempo com quem está esperto com a situação, mas aproveitam-se quando alguém está distraído e aplicam golpes.

Mensagens, ligações e e-mails informando que você recebeu um prêmio ou algo parecido, ofertas de enriquecimento através de pirâmides financeiras, propagandas de aplicativos que oferecem a possibilidade de você operar day trade na bolsa de valores ou comprar criptomoedas, são como armadilhas para pegar seu suado dinheirinho. Tome cuidado!

Rejeite tais mensagens, propagandas e ligações. Nunca clique nos links que te enviam. Não existe caminho mais curto para ganhar dinheiro. Dinheiro ganha-se plantando, colhendo, produzindo, comprando, vendendo, empreendendo ou tornando-se parceiro de bons empreendedores.

Caso você tenha sido vítima de algum golpe não fique envergonhado de denunciar à polícia. Muitos estelionatários continuam aplicando golpes porque não são denunciados. Muitas vítimas ficam com vergonha de se passarem por ingênuas, mas não é assim, nem sempre estamos atentos, por isso todo cuidado é pouco e ninguém pode afirmar que nunca cairá em um golpe.

Contudo, o final feliz da historinha vem nos lembrar que sempre existem pessoas bondosas e que estão dispostas a ajudar, mesmo nas situações mais difíceis, como o caçador que resgatou a vovozinha. Já o Lobo é castigado pela sua malícia, lembrando que quem tenta prejudicar os outros acaba se dando mal. Porém, fique atento, pois nem sempre o mal produzido pode-se ser desfeito.