Obrigado por você ter sido solidário

ARTIGO LUIZ FERNANDO TAVARES - 23.12.2021


Se tem uma coisa que os momentos de crise nos ensinam é que não existe melhor remédio para o mundo do que a solidariedade. Neste ano que se finda vimos muitas pessoas realizando um trabalho de formiguinha, estendendo as mãos para ajudar o próximo ao enfrentar os desafios impostos pelo Coronavírus.

Vimos pessoas se reunindo para comprar alimentos e itens de higiene para famílias carentes, restaurantes e pizzarias enviando comida para profissionais de saúde em plantão, voluntários realizando atendimentos telefônicos para prestar apoio emocional e espiritual, entre tantas outras formas de solidariedade.

Se você participou deste exército, muito obrigado!

Listamos algumas outras sugestões de se ser solidário: (1) Doar roupas e itens de boa qualidade que você não utiliza mais. Além de ajudar o próximo, você vai estar contribuindo com a sustentabilidade do planeta; (2) ensinar outras pessoas sobre assuntos ou técnicas que você domina. Nesse sentido, uma dica é usar a sua profissão a seu favor. Se você trabalha com confeitaria, por exemplo, pode compartilhar o que sabe com quem esteja precisando de uma renda. Ou, nesse mesmo exemplo, pode presentear uma família com um bolo. Já pensou que surpresa doce? (3) Doar tempo e amor. Você pode tirar um espaço da semana para falar com um idoso ou com alguém que esteja passando por um momento difícil.

Quando você ajuda os outros, você ajuda a si mesmo! Fazer coisas boas pelos outros aumenta sua autoestima e lhe dá satisfação. A Bíblia diz: “Há mais felicidade em dar do que há em receber. ” Eis a importância de se ser solidário!