Parceria Público Privada garante construção de mirantes em Fartura

Projeto conta com 30 parceiros; primeiramente serão construídos os mirantes Mazeto e das Irmãs da Divina Vontade


Mirante Mazeto: no inconsciente popular há mais de 50 anos

A Prefeitura de Fartura deu início na última quarta-feira, 8, às obras para instalação de decks para construção de dois Mirantes, localizados na Serra, no entorno da cidade e da represa de Chavantes. O primeiro a receber a construção é o Mirante Mazeto e, nos próximos dias, será a vez do Mirante das Irmãs da Divina Vontade.

O prefeito Luciano Filé e o coordenador de Turismo, André Bertoni, estiveram no local acompanhando o início dos serviços de terraplanagem e pedregulhamento. Bertoni informou que as construções foram possíveis devido a criação do Programa Farturense de Fomento e Apoio ao Turismo (PROFARTUR), instituído pela Lei 2.433/21, regulamentado pelo Decreto 3.978/21, que alavanca a instalação de atrativos turísticos no município.


André, Guto, Nenê Mazeto, Filé e Juliano

"Desta forma, conseguimos regulamentar parcerias entre a iniciativa privada, proprietários das áreas com relevante potencial turístico e o poder público", destaca. Nesta primeira etapa Bertoni conseguiu adesão de 30 parceiros da iniciativa privada.

Para o coordenador, é a realização de um sonho farturense. “O Mirante Mazeto sempre esteve no inconsciente popular, isso há mais de 50 anos”, lembra. Filé agradeceu ao proprietário da área, Nenê Mazeto, e lembrou que as Parcerias Público-privadas (PPPs) são muito importantes para o crescimento do turismo no município. O Mirante Mazeto será o principal atrativo da Rota dos Mirantes, (estrada Fartura/Areia Alta) e contempla a imensidão de águas da região Angra Doce. “O turismo é fator de geração de renda e melhoria na qualidade de vida da população farturense”, concluiu André.

Máquina trabalha na terraplanagem de acesso ao Mirante