PIRÂMIDES FINANCEIRAS PODEM ENRIQUECÊ-LO?

ARTIGO - LUIZ FERNANDO TAVARES DOS SANTOS

CRA nº 6-006697


Muitos golpes se baseiam na promessa de que, ao investir certa quantia, haverá um retorno financeiro muito grande, o que na maioria das vezes está fora da realidade. Uma das falcatruas comuns de enriquecimento rápido é o esquema de pirâmide. Embora haja várias formas desse esquema, a estratégia mais comum consiste no recrutamento de investidores por parte de outros investidores, ganhando os recrutadores uma comissão por isso.

Os esquemas piramidais sempre desabam por causa da impossibilidade de continuar recrutando novos membros. Considere o seguinte cálculo: se cinco pessoas iniciarem a pirâmide e cada uma delas recrutar mais cinco, o total de pessoas recém-recrutadas aumenta para 25. Se cada uma destas, por sua vez, recrutar cinco, isso significaria mais 125. Quando o recrutamento alcançar o nono estágio, haverá cerca de 2 milhões de pessoas que terão de recrutar outros 9 milhões! Os organizadores do esquema piramidal bem sabem que há um limite. Quando suspeitam que esse ponto está próximo, eles pegam o dinheiro e desaparecem. Você provavelmente perderá o dinheiro e aqueles que recrutou vão tentar reaver o dinheiro de você. Não se esqueça de que, para você ganhar dinheiro no esquema piramidal, outra pessoa terá de perdê-lo. Sendo assim, podemos comparar a um jogo de azar. Um esquema assim é como uma pirâmide de cartas de baralho, por mais que você se esforce em montar uma pilha bem grande você sabe que uma hora todas elas cairão.

Além disso, pirâmide é considerado crime contra a economia em nosso país (Lei 1.521/51), pois consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.

Alguém está lhe oferecendo dinheiro fácil ou grandes lucros se você concordar em fazer um investimento? Uma palavra de cautela: se uma oferta lhe parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é mentira. Não se apresse em acreditar em apelos de propagandas ou testemunhos, pensando: “Isso é diferente”. Tenha em mente que as pessoas não negociam com o objetivo de distribuir dinheiro ou de partilhar segredos que o tornarão rico. Caso alguém alegue ter informações exclusivas que lhe permitirão fazer uma fortuna, pergunte-se: “Por que então essa pessoa não usa essas informações para enriquecer a si própria? Por que ela está perdendo tempo tentando vendê-las para mim?”

Lembre-se: Dinheiro ganha-se plantando, colhendo, produzindo produtos e serviços, comprando-os e vendendo-os e não de outra forma, principalmente, montando esquemas. Isso é golpe, por isso, tome cuidado!