Pontos turísticos de Piraju vão receber equipamentos de inclusão para PCDs

CIDADE ACESSÍVEL


Equipamentos permitirão acesso de PCDs à Trilha das Corredeiras, na Fecapi

Piraju ganhará em breve novos atrativos turísticos públicos, entre eles o Parque das Águas e a Trilha das Corredeiras, no Parque Fecapi, ambos com previsão de inauguração em abril. Os locais foram projetados e construídos com acessibilidade para proporcionar às pessoas com deficiência o acesso e a possibilidade de usufruir de todos os serviços oferecidos.

Além de contar com acessibilidade, estes locais também contarão com equipamentos que serão disponibilizados para as pessoas com deficiência. Em outubro de 2021, a diretora de Turismo Malu Freitas manteve contato com Rafael Goffi, assessor do governo do Estado e ali surgiu a possibilidade dos atrativos turísticos contarem com tais equipamentos.

Pensando na inclusão, o prefeito José Maria Costa pleiteou junto à Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência equipamentos para acessibilidade para o município. Por entender que o desenvolvimento da cidade está interligado com a forma com que se utilizam os recursos para servir os cidadãos. Portanto, o segmento da pessoa com deficiência tem recebido grande atenção da administração municipal e a oferta de equipamento dessa natureza, somando-se ao Programa “Cidade Acessível”, proporcionará mais inclusão e atingirá maiores números de adeptos a lazer, banho de rio, lagos, cachoeiras, atividade física etc.

Para contribuir com a integração dos deficientes, estão sendo pleiteados dois kits de Cadeira de Trilha Adaptada (Itens de composição: 6 cadeiras de trilha, 2 item de estação/suporte, 2 item do totem informativo), 1 Kit com 3 Cadeiras Anfíbias, Playground Adaptado, Academia Adaptada e Van Adaptada (6 lugares para passageiros e 3 para cadeirantes). Além de 1 km de calçada acessível e 1 Kit de acessibilidade para as salas de recursos das escolas regulares visando ampliar a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

Uma forma de incluir os portadores de deficiência, remetendo a um sentimento de pertencimento aos espaços públicos e, por consequência, uma melhor qualidade de vida de forma gratuita. Os equipamentos são funcionais e versáteis para possibilitar o fácil acesso com segurança e devido conforto. Sendo adicionadas a parques, praças e ambientes de atividade física, as academias adaptadas abrangerão todo tipo de público, pois haverão instalações especializadas para que deficientes físicos desfrutem dos benefícios de uma vida mais saudável.

Ressaltamos a importância do empreendimento para Piraju, na medida em que, analisando pelo lado turístico, a cidade de Piraju não será só conhecida pelas suas belezas naturais — desfrutáveis na sua maioria por pessoas não portadoras de deficiência física — mas sim como uma “cidade acessível”, por consequência entrará no roteiro turístico de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, o que ocasionará maior abrangência turística.


— Em visita ao Palácio dos Bandeirantes na última terça feira, o diretor administrativo Paulo Sara, que representou o prefeito em solenidade, aproveitou para agradecer a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, pela atenção ao município de Piraju e ouviu da secretária a confirmação de que o município receberá em breve todos os equipamentos solicitados. Na foto, Paulo Sara, Célia Leão e Albertino Silva.