Fartura intensifica ações com população em situação de rua


Trabalho envolve Assistência Social e Saúde: redução de 75% da população em situação de rua em Fartura

A Prefeitura de Fartura busca formas de implantar políticas públicas com o objetivo de orientar a população que está em situação de rua no município. Várias ações têm mobilizado as coordenadorias municipais, que se reúnem constantemente para debater sobre o tema. Os resultados começam a aparecer. Do total de 16 munícipes que encontravam-se nessas condições em Fartura, agora são apenas quatro.

Segundo informações, a equipe da Assistência Social promoveu uma busca ativa na Praça 9 de Julho, antes de iniciarem a reforma. Também foi feita abordagem às pessoas que estão residindo no Recinto de Exposições. Patrícia Braga, coordenadora de Assistência Social, informou que parte dessa população está alojada atualmente no recinto.

Em novembro as equipes da Saúde e Social promoveram roda de conversa sobre “Dependência Química”, visando sensibilizar e levar conhecimento a estes usuários, no intuito de efetuar possíveis encaminhamentos àqueles que demonstrassem interesse em passar por tratamento especializado. Após o encontro, os moradores foram levados até o Centro de Saúde Dr. Alécio Ravanelli para realização dos exames necessários. O trabalho está sendo realizado semanalmente, com o objetivo de transformar a realidade em que se encontram no momento. “Estamos colhendo bons frutos, já que estes usuários se apresentam receptivos e participativos durante as abordagens das equipes”, conclui Patrícia.