Prefeitura de Ourinhos retoma programa "Zerando a Fila de Cirurgias Eletivas"

SAÚDE PÚBLICA - A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou no mês de novembro o Programa Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas.

As cirurgias eletivas estavam suspensas em todo o país devido a pandemia do coronavírus. Com a situação pandêmica controlada no município, o prefeito Lucas Pocay autorizou a retomada do serviço, que tem beneficiado vários pacientes que aguardavam pelo procedimento cirúrgico.

Donay Neto e o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay: 11 cirurgias realizadas desde a retomada

Desde a retomada do programa no mês de novembro, 222 pacientes foram encaminhados para avaliação cirúrgica e desse total 42 cirurgias já foram agendadas para acontecer até o final deste ano nas especialidades de ginecologia, cirurgia geral, urologia e cabeça e pescoço. Até o momento, foram realizadas 11 cirurgias, sendo nove ginecológicas e duas colecistectomia.


O secretário de Saúde, Donay Neto, falou da importância da retomada de mais este serviço no município. “Desde quando iniciou a pandemia, tivemos a interrupção das cirurgias e poder retomá-las agora é muito importante. Isso era um pedido do prefeito Lucas, que assim que possível retomássemos esse trabalho. Elas voltaram a ser realizadas por meio de convênio com a Santa Casa e alguns procedimentos serão feitos no AME. Poder retomar esse programa é importante para a população que estava aguardando pelas cirurgias”.