Seja um voluntário


Segundo o dicionário Aurélio, “voluntário é aquele que procede espontaneamente, sem coação, movido pela vontade própria”. Pode-se dizer que o voluntário surge para suprir algum tipo de necessidade, pois se trata da pessoa que doa seu tempo ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca.

Antes da pandemia, muitos voluntários tinham dia certo para sair e ir ao encontro do próximo, onde dedicavam um horário para ouvir a sua história, para estar ao lado e dividir experiências e desenvolver diversos tipos de trabalho, tanto nas atividades cotidianas como de recreação, oficina de trabalhos manuais(artesanato)e bazar, quanto nos eventos institucionais. Durante a pandemia, alguns voluntários tiveram que se reinventar, com muitas atividades suspensas nas entidades, o que intensificou o seu trabalho no mundo virtual.

São muitas as organizações que sobrevivem graças ao trabalho dos voluntários, entre elas algumas bem conhecidas, como a Cruz Vermelha e o Médicos Sem Fronteiras, além de outras instituições, como Grupo do câncer, ONGs, causa animal, cuidados com idosos etc.

O trabalho voluntário é uma excelente forma de ajudar a transformar o mundo num lugar melhor. Além da importância social, proporciona bem-estar e alegria a quem realiza, ao mesmo tempo em que eleva a autoestima, melhora a ansiedade e pode até mesmo prevenir doenças como a depressão.

O voluntário doa energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidades de vivenciarem outras situações, aprenderem coisas novas, satisfação de se sentir útil. Uma troca que faz bem para ambos os lados, gratificante e recompensadora.

Devemos sempre homenagear essas pessoas, que decidiram doar um pouco do seu tempo para ajudar outros seres humanos, sem fins lucrativos. Com a pandemia este trabalho mudou um pouco, mas não deixou de ser importante e nem de ser realizado. Parabéns a todos essas pessoas que realizam esse tipo de trabalho, são pessoas especiais que merecem todo o nosso respeito e admiração.