Desde abril deste ano a Unesp de Botucatu conta com uma comissão composta por médicos de diversas especialidades que passa a revisar os protocolos de tratamento médico específicos para as Testemunhas de Jeová. A comissão foi criada pelo Superintendente do Hospital das Clínicas de Botucatu, Dr. José Carlos de Souza Trindade Filho. O objetivo é gerar um atendimento que proporcione tratamentos que não violem direitos individuais.
A mudança representa uma melhora significativa no que diz respeito aos direitos do paciente. Com o avanço da medicina, há um reconhecimento de tratamentos de saúde para melhor atender a população. Isso envolve a consideração pelos direitos individuais, incluindo a autonomia do paciente e a liberdade religiosa.
Esta iniciativa está em harmonia com o preconizado pela diretriz mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicada no ano de 2021, que determina que técnicas de tratamento sem transfusão de sangue devem ser implementadas com urgência por serem clínica, ética e financeiramente mais vantajosas, beneficiando toda coletividade. Para acessar esta diretriz: https://www.who.int/publications/i/item/9789240035744
Daqui para frente devem ocorrer ajustes favoráveis em todos os processos do tratamento, desde a internação, alternativas médicas, transferências e acesso a especialistas cooperadores. Isso no final é um grande benefício.
Muito bem. Como deve ser. Parabéns pela iniciativa.