top of page

Prefeito Zé Maria nega pedido da EBC Brasil - USINA AQUI NÃO!



- Empresa protocolou pedido para uso e ocupação de solo no início deste mês

- Prefeito José Maria Costa mantém seu posicionamento contrário ao pedido


O município de Piraju voltou a receber no início deste mês nova solicitação da EBC Brasil de "declaração de conformidade quanto ao uso e ocupação do solo", que autorizaria a empresa a dar início ao processo de estudos para construção de usina hidrelétrica no município.

O prefeito José Maria Costa negou novamente o pedido, mantendo seu posicionamento contrário às investidas de barrageiros que querem, a todo custo, viabilizar esse empreendimento que, ao final, alagaria os últimos oito quilômetros de calha natural do rio Paranapanema, e faria sumir espécies de peixes que necessitam de corredeiras para sobreviver, a pista de canoagem slalom, onde treina a equipe de Piraju, e a própria Floresta das Corredeiras, que também ficaria submersa.

O prefeito Zé Maria entende que Piraju já contribuiu, e muito, com o país na questão da geração de energia. E desde o início de seu primeiro mandato, em 2017, seu posicionamento vai de encontro ao da população local, que sempre sai em defesa de se manter vivo o último trecho de corredeiras do rio.

Segundo informações, o Departamento Jurídico da Prefeitura de Piraju prepara um ofício para encaminhamento à empresa, no qual vai enumerar argumentos e reafirmar que o que vale é a vontade do povo de Piraju, que não quer abrir mão das corredeiras do rio Paranapanema.


bottom of page